segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Galena - Sulfureto de chumbo. Galena e os seus pintainhos

Sabes aqueles dias, aquelas aulas em que nada que o professor ou professora diga te fazem acordar? nada que aconteça na sala de aula te faz tirar os olhos do mar algarvio que se via da janela daquela sala de biologia. E para ajudar à festa tinha acabado a parte da biologia e era a primeira aula de geologia, com grande pena nossa. Estavámos renitentes em relação às rochas, e tentamos trazer milhões de dúvidas de Biologia para evitar que a professora mudasse de matéria. :) esforço inglorio como deves calcular. Então começou a aula. E passaram por nós, milhares de pedras em que tinhamos de ver os eixos, a cor, a textura, se risca ou não risca, se se desfaz ou não... enfim, Uau né?
Então há um momento daqueles parvos em que passa uma pedra de seu nome Galena (PbS) sulfureto de chumbo. E uma amiga sentada ao meu lado olha para mim e diz : "Ana Galena e os seus pintainhos" e começa a contar uma história com essa personagem principal que seria eu... bem dito bem feito... gargalhada geral e um nome para a vida... e acredita, uma grande motivação para o resto das aulas de geologia.

Um comentário:

Fatima Carmo disse...

Só assim fiquei a saber a história de Galena, a Bomboca de vestido azul às florinhas, com golinha branca a condizer, futura professora de alunos "de chumbo", futura(ex) aeromocinha, futura(ex)actriz, tanta gente numa só pessoa!
Fernando (o Pessoa) era assim.
Bjs. grandes da TiMa