terça-feira, 27 de maio de 2008

Vale a pena? Cada um é que sabe... mas estou por aqui...

Quando alguém está triste ao teu lado, o que fazer?
A primeira opção é fazer, dizer, agir, mostrar que as coisas não têm de ser assim, que a vida não tem de ser assim, triste. Que o tempo que passas triste é tempo que não vives... enfim, todas as teorias que tu dirias se visses alguém triste, toda a energia que darias a alguém que gostas, se o/a visses triste.
Tentas. Voltas a tentar. Dás. Dás-te. Entregas-te.
Mas há um momento em que pensas... Não posso. Não dá. A tristeza é tão forte que não vai lá assim. A tristeza só sobrevive se a alimentar-mos. E às vezes essa tristeza pega-se a quem quer ajudar. A tristeza só se cura quando se vir sozinha, quando o hospedeiro da tristeza perceber que ela não lhe serve de nada. Que o bloqueia, que o deixa sem acção, que o deixa sem saber agir, que o deixa prostrado.
E o tempo passa... E as pessoas passam... E a vida passa... e depois olhas para trás e pensas:
O que é que eu fiz? Onde é que errei? Onde é que falhei? Pois é... a verdade é que não sabemos, porque não somos nós que mandamos nesses momentos. É ela...
A tristeza... que nos absorve a energia. Que nos suga... E nós deixamos, parece que ela passa a ser a nossa razão de viver... Mas não é. Garanto-te que não é. Um dia que eu esteja triste, espero ter-te por perto para me leres o que acabo de escrever.

um beijo na testa.

Um comentário:

Morgaine disse...

Obrigada por tentares me ensinar a escrever a vida a lápis!

Mas nem penses em deixar que o "meu balde entorne p cima de ti"...

;o)