quinta-feira, 24 de julho de 2008

Amei chegar a Finisterra





"Visitar a Costa da Morte significa chegar ao fim de um velho caminho de peregrinação pelas terras mais ocidentais da Europa, seguido por milhares de pessoas ao largo de muitos anos, para se encontrar com o renascer da vida, com velhos cultos pagãos e os elementos da natureza, que aqui se manifesta com todo o seu esplendor: a água, o sol e as pedras; que cristianizada mais tarde, deram, origem a concorridos santuários como o da Virxe da Barca, o Cristo de Finisterra, ambos relacionados com a Rota Jacobea."





Imagem de um peregrino a lutar contra o vento, não cheguei a fotografar, mas impressionou-me... a imagem da luta para encontrar aquilo que acredita ser o "Renascer da Vida"

Um comentário:

supergato disse...

fiz-me ao caminho, com a melhor companhia do mundo... caminhamos ao longo de 325 km, com paragens curtas pelo meio para comer e dormir. Saímos do Porto e ao fim de 10 dias de pés doridos e sol a perfurar a pele chegámos à Finisterra. Estava um dia lindo, cheio de luz, um homem tocava gaita de foles e de frente para aquela imensidão verti duas ou três lágrimas de emoção... agradeci a Deus a força que me havera dado para chegar ali pelo meu próprio pé e pela beleza do mundo que me circundava. A costa da morte é assim, porto de chegada para muitos caminhantes... beijos