terça-feira, 11 de março de 2008

Dança do ventre

"Etimologicamente, o termo é a tradução do inglês americano Bellydance, e do árabe Raqs Sharqi - literalmente Dança do Leste.

A Dança do Ventre é uma dança do "Período Matriarcado", cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que em sua forma primitiva era considerada um ritual sagrado. Sua origem data de 7000 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da Deusa-Mãe: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial.(Portinari, 1989).
Suas manifestações primitivas, cujos movimentos eram bem diferentes dos atualmente executados, tiveram passagem pelo Antigo Egito, Babilônia, Síria,Índia, Suméria, Pérsia, Grécia, tendo como objetivo através ritos religiosos, o preparo de mulheres para se tornarem mães (Penna, 1997)."




Hoje experimentei, foi interessante e super dificil, (pensava eu que era fácil, mas tenho muito que aprender). Agrada-me a perspectiva histórica desta dança, que remota a largos anos antes de Cristo, era uma veneração à deusa da fertilidade, o que fazia desta dança uma preparação para a maternidade, e um culto à fertilidade tanto da mulher como da terra. Para além do que é sem dúvida uma dança bastante sensual... é importante não nos esquecermos do que tem de bonito uma mulher, a sua sensualidade. Que me desculpem os homens, mas a sensualidade é uma coisa feminina, nos homens chama-se charme.

2 comentários:

supergato disse...

é uma dança super mágica. Qdo andei por marrocos em dois meses de trabalho aprendi, dancei e apaixonei-me pelos ritmos, pelos olhares e sorrisos que dela fazem parte:-) é bombástica.

supergato disse...

é uma dança super mágica. Qdo andei por marrocos em dois meses de trabalho aprendi, dancei e apaixonei-me pelos ritmos, pelos olhares e sorrisos que dela fazem parte:-) é bombástica.