quinta-feira, 5 de junho de 2008

hoje... depois de ontem... antes de amanhã... um dia como os outros....

Hoje acordei assim, com a mesma dor de estômago de ontem, com uma dor de cabeça que não tinha, estupidamente triste. Terei motivos para isso? Tenho tantas coisas boas na minha vida, mas há outras que me doem...

Em conversa...

"Já não rio contigo ao tempo" ouvi ontem, serei eu que não estou a rir? eu tento, eu esforço-me, mas sozinha não consigo.

Noutra conversa ao jantar digo:

"Estou a perder alguns medos".

Ao que me respondem na brincadeira:

- "Isso é muito perigoso, tu vê lá"

E outro amigo com o seu ar maroto diz:

- "Se não tens medo como é sofres? que piada tem a vida sem sofrer?"

Durante a noite ouço:

Eleonora - "Vamos por esse caminho de pedras que fazem os pés sangrar, porque esse caminho nos leva ao céu"

(...)

Benjamim - "Eleonora porque te fazes sofrer?"

Eleonora - "Sofrer? eu? Ó Benjamim. Pensa em todas as flores que já abriram, nas campainhas, nas anémonas, nas flores que ficam na neve todo o dia. O frio que não devem ter no escuro! O que elas devem sofrer! A noite é com certeza o momento que mais custa, porque está escuro, e tÊm medo e não podem fugir, e ficam à espera, sem se mexer, que chegue a lua. Tudo sofre, tudo, mas as flores sofrem mais. E as andorinhas acabaram de chegar! Onde dormem esta noite?"

(...)

Benjamim - "Achas que vamos sair de tudo isto Eleonora?"

Eleonora - "Vamos, a maior parte há-de passar quando a sexta feira santa acabar. Mas tudo não. Hoje as vergastas, amanhã os ovos da Pascoa. Hoje o gelo, amanhã o degelo. Hoje a morte, amanhã a Ressurreição."

Benjamim - "Sabes tanto!"

Eleonora - Sim, sinto já que o tempo vai mudar, amanhã vai ficar bom, está neve a derreter... já se sente o cheiro...(...) as nuvens subiram, sinto quando respiro..."



Regra para hoje... deixar que o sol entre em vocês... sem medos... "mesmo que seja a lua a dar a claridade"

Nenhum comentário: