quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Relendo o blog... reencontrei este post....

É como no amor... Não pedir nada em troca...

" Para que haja esta reconciliação com a leitura, existe uma única condição: não pedir nada em troca. Absolutamente nada. Não erguer qualquer barreira de conhecimentos prévios em torno do livro; não colocar a mais ínfima questão; não os obrigar a fazer trabalhos de casa; não acrescentar uma palavra que seja às que foram lidas; não fazer juizos de valor, não dar explicações de vocabulário, nem fazer análises de textos, nem biografias... proibição absoluta de "falar acerca de "
Leitura-dádiva.
Ler e esperar.
Não se força a curiosidade, desperta-se.
Ler, ler e confiar nos olhos que se abrem, nas caras que se regozijam, na pergunta que vai nascer e que levará a outras.
Se o pedagogo que existe em mim se preocupa por " apresentar a obra no seu contexto" terá o pedagogo de ser persuadido a que, por agora, o único contexto que importa é o desta turma.
Os caminhos do conhecimento não terminam nesta turma: é aqui que devem começar!
Por agora, leio romances a um auditório que julga que não gosta de ler. Enquanto eu não dissipar esta ilusão, enquanto não fizer o meu trabalho intermédio, nada de sério se poderá ensinar. (...)"

"Como um romance" Daniel Pennac


30.10.08
Como com os meus alunos, enquanto o trabalho intermédio não estiver feito não vale a pena tentar que eles aprendam as disciplinas rotuladas de "importantes" e "normais". Claro que são mas... uma coisa de cada vez...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A vida não chega para sermos tudo... mas dá para fazermos muito mais do que julgamos ser capazes

Não sou mãe, mas posso considerar-me mãe. Sinto.me mãe. Ontem nasceu mais um elemento da minha família, cresceu, alargou o meu coração, e o de toda a família... Gosto da sensação de elasticidade do coração. Só posso falar do meu, mas sei que há muitos assim também. Já conheci os meus alunos conotados como os piores da escola, os ditos "marginais" porque estão à margem de um padrão que alguns definiram como certo, pergunto o que é certo? é certo eles não terem tido amor em crianças? é certo os pais deles terem morrido? é certo não terem pais como os meus? Sim, sou uma privilegiada, sem sombra de dúvidas, e a mais pequena coisa que posso fazer para os ajudar é em primeiro lugar não os por de parte como toda a gente facilmente faz. Tudo o que não está dentro das normas está errado. Peço-vos que pensem nisto, e pensem que se alguma vez na vida se sentiram à parte, e que quantas pessoas se matam, e sofrem porque ninguém partilhou com eles o que eles têm de bom. Garanto-vos que estes miudos tem algo para me ensinar e para me dar. Não menosprezem nunca ensinamentos, sejam eles de crianças, velhos, jovens, pessoas diferentes de voces.
Enfim... parece um sermão, mas não é, é uma partilha (desculpem-me quem achar que é ou um sermão ou uma teoria, vos garanto que não o é).
E depois da emoção do nascimento da Joana, depois do meu irmão ter feito um gesto que para mim é a realização da paternidade, (um pai fazer com o filho o que o seu pai fez com ele é sem duvida a realização) para mim, qualquer pai que sinta ao fim de 30 anos que o que fez com o filho no dia em que a irmã nasceu, o mesmo que o meu pai fez com o meu irmão quando eu nasci para ele não sentir ciumes da mana. É simplesmente extraordinário. Tudo fica. Tudo volta, até o bem, já dizia o nosso amigo STRINDBERG. Os meus pais, também babados com o nascimento da 2ªneta, só podem estar também babados com o filho.
Para além disto, ainda me aconteceu outra coisa fantástica, tive a oportunidade de ser bombeira por um dia. E adorei, saí do curso e brinquei.
"agora já não quero ser PNC, quero ser bombeira" e ouvi:
"Mas tu não te decides? Ele é professora de quimica, ele é professora de teatro, ele é assistente de bordo, ele é bombeira. A vida não te chega?"
Ao que eu respondi :" Não, tal como dizia o nosso amigo e entendedor da alma humana, Fernando Pessoa, "A Literatura é a prova que a vida não chega" Eu tenho a ousadia de refazer a frase e digo. "Cada dia que passa é a prova que a vida não chega" :)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sim...

Gosto de pessoas que conseguem verbalizar o que lhes vai na alma...

Estes últimos tempos de mudança tem sido de um envolvimento emocional atroz.
Pergunta-me muitas vezes quem me conhece:

- Estás bem?
- Estás feliz?
- Gostas do que fazes?
- Arrependes-te?

A essas perguntas respondo firmemente, Sim, sim, sim, não.

Só posso dizer que me sinto cansada, felizmente só fisicamente, e tem sido bastante menos frequente em mim questão: "O que andamos aqui a fazer?" surgiu-me sem dúvida a resposta nestes últimos tempos,

"Andamos a garantir a segurança e conforto dos nossos passageiros" Em qualquer área da nossa vida.

Acredito que quando cada um de nós encontrar o espaço em que consiga garantir esses requisitos, ou que pelos menos se sinta realizado a fazê-lo, encontrou o seu caminho...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"I won´t hesitate! NO MORE"

Obrigada P.

"Melhor é recear do que confiar demais"

Shakespeare

" A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas"

Bacon

domingo, 12 de outubro de 2008

Deixa-te ir ... "O bem também volta"

Falando com os próprios botões. Os meus que geralmente me apertam fazendo-se notar. Então resolvi falar com eles. E o conselho que me deram faz agora aproximadamente uns 2 mesitos foi. "Deixa-te ir pelo teu caminho, na tua corrente de ar destinada, na tua corrente marítima... aceita o que te acontece, como se fosse o que tu queres para ti"
A experiência de curso de PNC, todas as disciplinas que temos tido, ajudam-me a responder a muitas questões que ultimamente me andavam a assolar... Há que garantir a segurança e conforto dos nossos passageiros, actuar em conformidade com esses objectivos, saber actuar, prevenir tudo o que perturbe esses dois goals. E agora digo eu... O que é mais a vida do que isso? Garantir a segurança e conforto de quem nos preenche o coração? ao cuidar das pessoas que nos enchem o coração estamos a cuidar do nosso.


"The secret for the success is doing common things uncommon well"

Rockfeller

Para os curiosos:
PNC = pessoal navegante de cabine = aeromoça :) Aviões mesmo

E acreditem que os botões deixam de apertar quando os ouvimos. Tem de ser é com escuta activa... um doce a quem souber o que é escuta activa.

Querer... Só conseguimos mudar o mundo se primeiro nos mudarmos a nós mesmos

Novamente o provérbio...

"Podemos dar um barco a alguém, ensiná-lo a remar, dar-lhe os remos... Mas a pessoa só vai remar se quiser"

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Cuchi cuchi.... bichinho bonito!!!



"Vejo uns olhos à minha frente que me abrem novas perspectivas. Sinto-os noutro mundo, dizendo-me que há outras coisas à minha espera. Não resisto e descubro, sinto, que a minha vida ainda tem muito para me oferecer de novo"

Gato falando p'la nuvem....